Como falar sobre o covid 19 com as crianças?

Como falar sobre o covid 19 com as crianças? Com o surto de covid-19, os mais novos estão a viver tempos que podem ser confusos. Os pais devem conversar com os seus filhos mas há cuidados a ter. Conheça os conselhos da Unicef e de especialistas.

Se a pandemia de covid-19 gera ansiedade nos adultos, como se deve conversar com as crianças, mais vulneráveis a uma nova realidade, sobre a doença e as medidas de contenção, ainda mais quando ao ambiente escolar está sob grande pressão ou até já foi alvo de medidas de encerramento? A Unicef divulgou um guia com oito pontos para os pais saberem como devem abordar o assunto, sabendo que os mais novos podem ficar confusos com a realidade atual. Especialistas de pediatria e psicologia explicam como proceder para não criar mais ansiedade.

8 dicas para ajudar a confortar e proteger as crianças

1. Faça perguntas abertas e ouça

Comece por convidar o seu filho a falar sobre o assunto. Descubra o quanto eles já sabem e seguem sua liderança. Se eles são particularmente jovens e ainda não ouviram falar sobre o surto, talvez você não precise levantar a questão – aproveite a oportunidade para lembrá-los sobre boas práticas de higiene sem introduzir novos medos.

Verifique se você está em um ambiente seguro e permita que seu filho fale livremente. Desenho, histórias e outras atividades podem ajudar a abrir uma discussão.

Mais importante ainda, não minimize ou evite suas preocupações. Certifique-se de reconhecer os sentimentos deles e assegurar-lhes que é natural sentir medo dessas coisas. Demonstre que está ouvindo, prestando toda a atenção a eles e verifique se eles entendem que podem conversar com você e seus professores sempre que quiserem.

2. Seja honesto: explique a verdade de uma maneira amiga da criança

As crianças têm direito a informações verdadeiras sobre o que está acontecendo no mundo, mas os adultos também têm a responsabilidade de mantê-las protegidas de problemas. Use uma linguagem apropriada para a idade, observe suas reações e seja sensível ao seu nível de ansiedade.

Se você não puder responder às perguntas deles, não adivinhe. Use-o como uma oportunidade para explorar as respostas juntos. Sites de organizações internacionais como o UNICEF e a Organização Mundial da Saúde são ótimas fontes de informação. Explique que algumas informações on-line não são precisas e que é melhor confiar nos especialistas.

3. Mostre a eles como se proteger e a seus amigos

Uma das melhores maneiras de manter as crianças protegidas contra o coronavírus e outras doenças é simplesmente incentivar a lavagem regular das mãos. Não precisa ser uma conversa assustadora. Cante junto com o The Wiggles ou siga esta dança para tornar o aprendizado divertido.

Você também pode mostrar às crianças como cobrir a tosse ou espirrar com o cotovelo , explicar que é melhor não ficar muito perto das pessoas que apresentam esses sintomas e pedir-lhes para lhe dizer se começam a sentir febre. tosse ou dificuldade em respirar.
 

4. Oferecer garantia

Quando vemos muitas imagens perturbadoras na TV ou online, às vezes pode parecer que a crise está à nossa volta. As crianças podem não distinguir entre imagens na tela e sua própria realidade pessoal, e podem acreditar que estão em perigo iminente. Você pode ajudar seus filhos a lidar com o stresse, criando oportunidades para eles brincarem e relaxarem, quando possível. Mantenha rotinas e agendamentos regulares o máximo possível, principalmente antes de dormir, ou ajude a criar novos em um novo ambiente.

Se você estiver a enfrentar um surto na sua região, lembre a seus filhos que eles não são propensos a contrair a doença, que a maioria das pessoas que têm coronavírus não fica muito doente e que muitos adultos estão trabalhando duro para manter sua família segura .

Se o seu filho se sentir mal, explique que ele deve ficar em casa / no hospital, porque é mais seguro para ele e seus amigos. Tranquilize-os de que às vezes sabe que é difícil (talvez assustador ou até chato), mas que seguir as regras ajudará a manter todos em segurança.

5. Verifique se eles estão a enfrentar ou a espalhar o estigma

O surto de coronavírus trouxe numerosos relatos de discriminação racial em todo o mundo, por isso é importante verificar se seus filhos não estão enfrentando nem contribuindo para o bullying.

Explique que o coronavírus não tem nada a ver com a aparência de alguém, de onde eles são ou em que idioma eles falam. Se eles foram chamados de nomes ou intimidados na escola, devem se sentir à vontade para contar a um adulto em quem confiam.

Lembre aos seus filhos que todos merecem estar seguros na escola. O bullying está sempre errado e cada um de nós deve fazer a nossa parte para espalhar a bondade e apoiar um ao outro.

6. Partilhe histórias de quem está a ajudar

É importante que as crianças saibam que as pessoas estão se ajudando com atos de bondade e generosidade.

Compartilhe histórias de profissionais de saúde, cientistas e jovens , entre outros, que estão trabalhando para parar o surto e manter a comunidade segura. Pode ser um grande conforto saber que pessoas compassivas estão agindo.

7. Cuide-se

Você será capaz de ajudar melhor os seus filhos se você também estiver lidando. As crianças entenderão a sua própria resposta às notícias, o que as ajudará a saber que você está calmo e no controle.

Se você estiver ansioso ou chateado, reserve um tempo para si mesmo e procure outra família, amigos e pessoas de confiança em sua comunidade. Reserve algum tempo para fazer coisas que o ajudem a relaxar e se recuperar.

8. Termine conversas com cuidado

É importante saber que não estamos deixando as crianças em estado de angústia. À medida que a conversa termina, tente avaliar o nível de ansiedade observando a linguagem corporal, considerando se eles estão usando o tom de voz habitual e a respiração.

Lembre aos seus filhos que eles podem ter outras conversas difíceis com você a qualquer momento. Lembre-os de que você se importa, está ouvindo e que está disponível sempre que eles se sentirem preocupados.